O motor, o coração dos nossos veículos
O nosso veículo utiliza o seu motor como nós usamos o nosso coração, é o que gera a energia necessária para criar o movimento.
O motor foi desenvolvido e desenhado pelo fabricante para que nos ofereça uma potência e performance específicas, sempre tendo em conta que o nível de emissão de gases cumpra com a normativa europeia.
Isto significa que se desenvolveram tanto o motor como todos os condutos de entrada e saíde de ar da câmara de combustão com um diâmetro específico para que o volume da mistura seja o mais adequado e a combustão seja a mais eficiente possível sempre dentro dos limites a seguir.
O sistema de injeção foi desenvolvido para que o doseamento para a câmara de combustível seja o apropriado para a combustão mais adequada possível.
Os condutos de entrada e de escape de gases do motor têm um diâmetro específico para poder aspirar e expulsar o volume designado para a câmara de combustão.
Também foi desenvolvido o selamento perfeito da câmara de combustão por meio do assento das válvulas, os segmentos e aros que retêm a compressão de cada explosão além de evitar que os lubrificantes e refrigerantes entram na mesma e não danifiquem o motor.
Há que ter em conta que a cilindrada do nosso motor é a consequência de uma excta capacidade da câmara de combustão a cada um dos cilindros.
Desde que todo este conjunto de elementos do interior do motor permaneçam livres tanto de agentes internos como externos que alteram a capacidade calculada, o motor desenvolverá toda a sua potência e performance assim como um funcionamento equilibrado.
Assim, tal como cuidamos do nosso coração do colesterol, será fundamental manter os planos de manutenção prescritos pelos fabricantes, mas poderemos fazer algo mais?
Descarbonização
A câmara de combustão é a génesis do motor pois é nele que é queimado o combustível e se gera a potência que nos permitirá mover.
Contudo, é também o hotspot da acumulação de resíduos sólidos resultantes da combustão.
No interior do motor, na câmara de combustão e nos elementos que atuam diretamente com ele, o acúmulo de décimas de milímetros de resíduos (carvão) afetam e interferem com a sua eficácia e é preicso notar que há uma grande diferença no que diz respeito ao acúmulo de resíduos sólidos nos sistemas externos do motor como o de admissão e escape.
Nos sistemas externos à câmara de combustão podem dar-se casos em que algumas zonas apresentam uma espessura maior de 1,5cm até aparecer o primeiro sinal no quadro de controlo. Contudo, essa mesma espessura na câmara de combustão faria com que o motor se avariasse de imediato. Podemos usar como exemplo que na câmara de combustão bastam apenas umas décimas de resíduos no assento de uma válvula para começar a perder performance devido à perda de compressão uma vez que leva a que o motor gire descompensado.
Já viu alguma vez um fogão a lenha ou mesmo uma caldeira ? Reprarou como uma quantidade enorme de fuligem se acumula nas paredes da chaminé!! Pois é isso que acontece no interior do seu motor!