966116966

O que é o Hidrogénio...

 
O hidrogénio tem a mais alta energia por unidade de peso comparativamente com qualquer combustível, uma vez que o hidrogénio é o elemento mais leve e não tem os pesados átomos docarbono. É por esta razão que o hidrogénio tem sido usado intensamente nos programas espaciais onde o peso é crucial. Especificamente a quantidade de energia libertada durante a reacção do hidrogénio é cerca de 2,5 vezes do poder de combustão de um hidrocarboneto (gasolina, gasóleo, metano, propano, etc...). Assim, para satisfazer um consumo energético, a massa de hidrogénio necessária é apenas aproximadamente uma terça parte da massa de um hidrocarboneto (ver Tabela 1). A alta energia contida no hidrogénio também implica que a energia de explosão do gás hidrogénio seja aproximadamente 2,5 vezes a dos hidrocarbonetos normais. Logo, para a mesma massa as explosões do gás hidrogénio são mais destrutivas e mais rápidas. 
Embora o hidrogénio seja o combustível ideal para a maioria das pilhas de células de combustível, existem actualmente poucas infra-estruturas a hidrogénio e este tem que ser produzido a partir de fontes de energia primárias. O tipo de combustível primário usado e o processamento do combustível, feito no local (no caso de produção de energia estacionária) ou a bordo de (no caso de transporte) dependerá da aplicação, da disponibilidade do combustível certo no local e do tipo exacto de pilha de célula de combustível. 
Os vários tipos de pilhas de células usam o hidrogénio (ou um composto rico neste) como o combustível preferido, por causa da sua alta reactividade para a reacção electroquímica no ânodo, e porque a oxidação do hidrogénio produz água que é ambientalmente benigna.
 
                                                     
Combustível Valor do poder calorífico Superior (a 25ºC e 1atm) Valor do poder calorífico Superior (a 25ºC e 1atm)
Hidrogénio 141,86 KJ/g 119,93 KJ/g
Metano 55,53 KJ/g 50,02 KJ/g
Propano 50,36 KJ/g 45,6 KJ/g
Gasolina 47,5 KJ/g 44,5 KJ/g
Gasóleo 44,8 KJ/g 42,5 KJ/g
Metanol 19,96 KJ/g 18,05 KJ/g

 

Constituição da Matéria

 

Toda a matéria é formada por materiais básicos, aos quais se dá o nome de elementos, tecnicamente falando, elementos químicos. Por exemplo, o oxigénio, o hidrogénio, o carbono, o ferro, o cobre são todos eles elementos químicos que compõem um mapa que é denominado de tabela periódica. Nesta tabela estão registados todos os elementos que protagonizam todas as reações químicas que conhecemos até hoje. Existem mais materiais que elementos, visto que da mistura de elementos, ou por outro lado, através de reações químicas, da forma como os elementos se combinam, resultam o que designamos como substâncias compostas.

Por exemplo o oxigénio e o hidrogénio, como foi referido, são elementos que, quando combinados entre si, dão origem a uma substância composta denominada por água.

 

Crie o seu site grátis Webnode